16 janeiro, 2013

Esfoliação para o rosto.


Foto retirada da internet. 
(Caso seja de sua autoria, favor informar para darmos os devidos créditos)


Boa noite amigas!!! ( e aos amigos que nos visitam, também ;)  )
Olha eu de volta.

Como começamos a falar da pele na semana passada, decidi continuar com os cuidados sobre ela, abordando no tema de hoje: esfoliação.
Vou dividí - lo em 4 etapas.
  • Rosto 
  • Lábios 
  • Corpo
  • Cabelos.
A esfoliação serve para remover as células mortas da pele e para reter a oleosidade. Evita cravos e espinhas, retirando os resíduos e impurezas da pele, dando a ela sinal de frescor, luminosidade e maciez. E ajuda também na redução de manchas.

Como fazer: Após lavar e tonificar a pele do rosto com os produtos adequados ao seu tipo de pele, passe o esfoliante, e faça movimentos circulares e leves com as mãos. Enxague. Seque com uma toalha sem esfregar a pele. Passe um hidratante. Simples assim!!

Como já disse no post anterior, existem vários tipos de pele (seca - oleosa - normal - mista), e quando for comprar um esfoliante, ou mesmo fazer algo caseiro, preste atenção em qual é o seu tipo e compre o produto certo pra você.

Vamos as dicas:

Dica de amiga 1: Importantíssima!!
A esfoliação, remove as células mortas e deixa sua pele pronta pra ser hidratada. Se você esquecer de hidratá-la, sua pele pode ter o efeito contrário, ficando áspera e ressecada. A hidratação estimula a circulação, devolvendo a sua pele toda a maciez.

Dica de amiga 2: A esfoliação feita no rosto, deve ser bem leve. As células mortas, ficam na superfície da pele, e se você fizer uma esfoliação com muita pressão, pode acabar por danificar a sua pele e inclusive, causar manchas.

Dica de amiga 3: Quem tem a pele seca, tem que tomar bastante cuidado, pois o fator principal desse tipo de pele, é a falta de oleosidade. Recomenda- se nesse caso, usar bastante creme hidratante, e se necessário esfoliar. Faça - o somente de 15 em 15 dias.

Dica de amiga 4: Já para a pele oleosa, recomenda - se ser feita 3 vezes por semana, aplicando o produto principalmente na zona T ( testa - nariz - queixo) que é a zona de maior oleosidade que temos.

Dica de amiga 5: a pele negra é muito delicada. Ela pode criar manchas claras se a esfoliação não for feita corretamente. Portanto, procure sempre produtos para o seu tipo de pele ou opte, por esfoliantes para pele seca.

Dica de amiga 6: Os esfoliantes tanto caseiros, como cosméticos, são bons. Há dermatologistas que preferam o esfoliante cosmético, pois não agridem tanto a pele, quanto os caseiros.

Dica de amiga 7: Quer uma receitinha caseira? 
Experimente pegar o seu creme hidratante habitual e misturar nele :
  • Para pele seca e mista: aveia ou fubá, com gotinhas de azeite
  • Para pele normal e oleosa: mel e açúcar cristal

Dia de amiga 8: 
Importante: quem tem herpes, acnes, pele com feridas ou machucados, queimados de sol e alergias aos componentes devem ficar longe da esfoliação.

Dica de amiga 9: ao comprar um esfoliante, verifique para que área do seu corpo você quer. Um esfoliante para os pés é feito com abrasivos diferentes dos esfoliantes para o rosto. Usa-lo de forma errada, pode trazer problemas para o seu corpo, e um deles é uma inflamação.

Dica de amiga 10: não esqueça: toda esfoliação em excesso pode danificar a nossa pele. Por isso, faça somente o recomendado pelas dermatologistas.

Dica de amiga 11: Homens, roubem essas dicas das mulheres. ;)

A esfoliação, não é um produto feito somente para a mulher.Vocês também a podem fazer e devem. Façam - na 1 ou 2 vezes por semana, procurando sempre o produto certo para o seu tipo de pele, que vai ajudar e muito, nos pelos encravados. Se a fizer antes de se barbear, irá notar uma maior facilidade nesse momento, pois ela levanta os pelos para um barbear mais rente. E, da mesma forma que a mulher, não esqueça de passar um creme hidratante ao terminar, fazendo movimentos circulares com as mãos, o que deixará sua pele bem macia e lisinha. 
Ah!! E não esqueçam do filtro solar ao sair de casa. ;)

Dica de amiga 12: eu gosto de fazer a minha esfoliação ao deitar. Sempre gosto de cuidar de mim, durante a
noite, pois assim que dormimos, a pele descansa e absorve melhor o produto durante o sono.

E hoje é isso amigas e amigos. :)
Façam a esfoliação e sintam - se lindas. Sempre!!!

 Um abraço,
 Tatiana Maciel

Fontes de pesquisa: Beleza e Saúde
                               Revista Digital - Corpo a Corpo
                               Revista Crescer
                               M de Mulher
                               Beauty ' on - Cristiana Arcangeli

Nenhum comentário:

Postar um comentário